sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Geladeira saudável

Garantindo a variedade e o equilíbrio dos alimentos, é possível fazer lanches frequentes ao longo do dia, o que otimiza os níveis de energia e promove a saúde, sem gerar um aumento de peso. Se você vai frequentemente à geladeira quando está com fome, guarde ali alimentos saudáveis e atraentes como os seguintes:

1 - Homus (pasta de grão-de-bico com tahine), molhos e pastas feitas com iogurte — de preferência caseiros. Fornecem vários nutrientes, entre os quais proteína (o grão-de-bico do homus), vitamina C (frutas e legumes dos molhos) e cálcio (do iogurte).
2 - Legumes crus, como tiras de pimentão vermelho, palitinhos de cenoura, aipo e pepino, brócolis e tomate-cereja, embalados em sacos plásticos (conservam-se por 1 ou 2 dias). Legumes crus contêm os antioxidantes vitamina C e betacaroteno, bem como fibra alimentar e vários fitoquímicos.
3 - Queijo, que é uma boa fonte de proteína e cálcio. Queijos macios, de preferência os pobres em gordura, como alouette natural, cottage ou ricota, podem ser consumidos com pão ou torrada.
4 - Carnes magras cozidas, como frango, peru e presunto, que fornecem proteína e vitaminas do complexo B.
5 - Peixe defumado, como salmão ou truta, ou patês de peixe, como atum ou cavalinha defumada. Peixes gordurosos são uma ótima fonte do ácido graxo essencial ômega-3.
6 - Sopa fresca de legumes variados. A sopa conserva os nutrientes hidrossolúveis contidos nos ingredientes.
7 - Iogurte natural desnatado, que se pode misturar com frutas frescas ou secas ou com granola, ou adoçar com um pouco de purê de frutas ou mel. O iogurte contém lactobacilos que protegem os sistemas digestivo e imunológico.
8 - Frutinhas vermelhas, como morango, amora e framboesa, e outras frutas macias, como uva, cereja, ameixa e pêssego. Elas contêm antioxidantes e potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário